Sejam bem-vindos ao outro lado do espelho, onde tudo pode acontecer (e acontece).

Wonderlando é um blog sobre textos diversos, descobrimentos e crescimento. A filosofia gira em torno do acaso, misturando fantasia e realidade de dois amigos que se conheceram também por acaso, Alice - que tem um país só seu -, e Yuri - chapeleiro e maluco nas horas vagas.

Leia, comente e volte sempre... Ou faça como a gente e não saia nunca mais.

13 de setembro de 2007

And All That Could Have Been




Quando a gente morre, não tem mais novidade. Este charme é para a vida. Pra mim, o novo já se criava velho. Visitava meus amigos, minha família, de vez em quando. Nunca te encontrei. É legal observar o que fazemos quando pensamos que não tem ninguém nos vendo. Como as pessoas são diferentes, agradáveis até. Gostava muito de ouvir as conversas que nunca tivemos. Os choros no banheiro, no carro, em momentos inusitados. As vezes eles me sentiam como nunca haviam feito em vida. Mas aqui o abraço não tem calor. Aqui o tempo não passa, não anoitece e não é dia. Não tem pôr-do-sol pra admirar.

Minhas mãos sujas de cemitério, de areia, de visitas... de Hades¹. Quando cheguei, pensei estar no mezzanino do inferno. Mas não. É um deserto. É tudo um deserto de almas perdidas cheias de tristeza.

Conheci o Sonhar, conversei muito com a Morte (ela é muito simpática), vi as Erínias² castigarem os mortais e decidi ficar longe delas. O Hades é muito grande e assustador, espero não encontrá-lo. Espero que não saiba dos meus pecados.

Depois de andar por (quase) todos os cantos de Hades, estava entediado. Depois de colecionar pegadas, visitar os sonhos dos que respiram, me espalhar por aí, estava entediado. Já havia me adaptado, e preferia esse não respirar, não ter nada batendo dentro de mim. Até gostava daqui. Mas estava morrendo de tédio (que expressão inválida). Sempre quando a Morte tinha tempo pra mim, nós fazíamos algo juntos. Mas era só. Era minha única distração. E não, ela não gosta de jogar xadrez.

Sentado embaixo dum Ipê gigante olhando para o nada, vejo um All-Star cor-de-rosa andando sem direção. Alice.

Yuri: Lice?

Alice: Eu tava te procurando.

Y: E eu te esperando. Mas como que você sabia que eu tava aqui, se fui eu que te matei?

Me levanto sem entender direito, mas feliz de vê-la ali. Ela não engordou nada e mal envelheceu, como pode?

A: Eu te matei também, esqueceu?

Y: Ahhh [longa pausa]. É verdade.

A: Você não vem aqui me abraçar e pedir desculpas?


A abraço como se ela viesse me resgatar de um sequestro


Y: Minhas desculpas estão nos comprimidos que tomei... por sua causa.

A: Você acha que essas “desculpas” são suficientes por tudo que você fez comigo?


Ponho a mão na cabeça e giro incomodado. Ela tem razão. Fico de frente pra ela e olho em seus olhos


Y: É verdade. Desculpa, só queria que... na verdade, eu te matei de forma egoísta queria mostrar as chances que você tinha, mas quem acabou tirando elas de você fui eu. Minha vida acabou ali.

A: Você tinha tantas outras maneiras de fazer isso... por que assim? O que eu fiz pra gente terminar assim, onde eu falhei com você?

Y: Você não fez nada Lice... você foi perfeita. Nem sei porquê fiz isso, você era uma das minhas melhores amigas, minha companheira. Na verdade, acho que fiquei maluco [maluco mesmo!], mas quando morri tudo voltou a fazer sentido.


Abaixo a cabeça e olho vagamente pra disfarçar minha vergonha, meu arrependimento. Ela fica quieta por um tempo e me abraça. Ufa! Ainda bem que ela me abraçou


A: Eu imaginei... mas precisava perguntar.

Y: Hm
[Depois de um tempo] Senti sua falta.

A: eu também. Que bom que você tá aqui.


Não seguro meus ombros nem um sorriso


Y: E aí, o que cê tem feito?

A: Você não quer saber por que eu te matei?

Y: Não, acho que já tá bem claro.

A: É porque eu sou clara nas minhas ações e você não é. Daí eu fico com minhas dúvidas e sem nunca te entender.

Y: É, eu também não me entendo. Na verdade não entendia.

A: Então, se entende agora, me explica.

Y: (Fudeu) Nossa Lice, quanto rancor. E com toda razão. (respondo cinicamente.)

A: Mas o que você esperava de mim?

Y: Esperava que você nunca mais fosse olhar na minha cara. Eu tinha medo de te encontrar por aqui, mesmo te procurando sempre. Tinha medo que você me rejeitasse, por isso fiz o que fiz antes que isso acontecesse.

A: É, eu devia te odiar mesmo. Mas não consigo...


Interrompo-a com um "que bom" que pareceu em vão.


Alice continua: ... Apesar de tudo, eu te entendo. Sei por que fez tudo, mas eu precisava ouvir de você. Você nunca me fala nada, queria que você admitisse e se colocasse no meu lugar.

Y: Eu nunca achei que merecesse atenção e amizade por causa disso.

A: Mas as pessoas sempre gostaram de você, como você pode pensar isso?

Y: As pessoas gostam do mais fácil, do que diverte por alguns minutos. As pessoas não gostam de nada. Eu como pessoa também não gosto de nada e eu como eu não gosto de ninguém.

A: Eu gosto de você.

Y: Nhaaa

A: Mas eu não tenho porquê. Você se matar é por culpa e não por gostar.

Y: Também, mas eu gostava de você. Quer dizer, gosto.

A: Uhum.

(Ela não acreditou)

Y: E agora, o que vamos fazer?

A: E você já muda de assunto e nem liga pro que eu tô sentindo... se to puta com você ou não.

Y: Lógico que ligo Lice...

Alice interrompe: Claro que não! Se você ligasse, você não ia... ahhhh (para e pensa) você não ia fugir e se esconder.

(Ela soltou um "ahhhh" tão cansada, tão triste... hm)

Y: Lice, mesmo depois de morto, isso não vai mudar e nossa discussão não vai chegar a lugar nenhum. A gente chegou até aqui. Não tá bom?

A: Bom?! Isso é bom?! Bom pra você...

Y: Não, não! Eu falei errado! Eu quis dizer que já não basta onde estamos? Brigar agora não vai adiantar.

A: Tá vendo como você não liga se eu to puta com você ou não? Se eu to chateada, magoada...

Y: Eu sei Lice, e você tem razão. Mas eu passei essa eternidade arrependido. Já te pedi desculpas...

A: a questão não é essa. Você não faz nada...

Yuri interrompe: eu já pedi desculpas e fui sincero. Me arrependi de verdade.

A: eu sei que você foi sincero, eu não duvido. Eu só queria não estar mais triste. Queria que você conversasse comigo.



(SILÊNCIO)



Y: Tudo bem. Não tem mais motivos pra não contar as coisas. Já estamos mortos mesmo!


A: Então me conta o que sempre quis contar mas nunca disse.

Y: Ew, vai com calma, eu não sei como fazer isso ainda...

Silêncio.

Y: E aí, o que a gente vai fazer agora?

A: eu trouxe um dado.


Alice sorri. Yuri responde o sorriso.



_______________________________________________________

¹. Na mitologia grega, Hades é o deus do mundo inferior, soberano dos mortos. O nome Hades era usado para designar tanto o deus como os seus domínios.

². As Erínias eram personificações da vingança. Viviam nas profundezas do Hades, onde torturavam as almas pecadoras julgadas por Hades e Perséfone.

5 comentários:

Alice disse...

não há mais raiva no meu/nosso eterno depois


por que só assim pude te ver?

De Lancret disse...

sabe o mais legal?! dá pra te ver falando todas essas coisas, e fazendo essas caras de "longa pausa" e "fudeu"!

o dialogo ficou tão despretensioso e simples. bem céu e redimissão(?) de pecados e tal!

e dai tem a parte que vc fala sério e se arrepende de verdade. bem bonito!

tô esperando o dela.
yu =**

Lígia Ruy disse...

Falei, falei! Vc disse qu eu não podia confiar que ia ficar bom pq eu não conheço muito dos seus textos, mas, bem, eu estava certa!

ficou lindo! e como a Talita disse, super despretensioso.

Parabéns garotinho

beijos

Milla disse...

Sabe quando vc lê algo e fica tão embasbacado que só sabe falar palavrôes , pq todas as outras palavras como sensacional, ótimo, demais nem chegam perto do que vc realmente quer dzer?Sabe como é isso??Palavras como maravilhoso fica pequenininha se sem sentido???

Porra!!!PQP!!Que foda isso!!
Caralho!!!

Eu li todos os textos anteriores e em no texto final não tive medo algum de vc tá Yuri?Na verdade só fique com vontade de te conhecer melhor porque se vc consegue pensar e escrever coisas assim só pode ser uma pessoa especial pra caralho(eu odeio a palavra especial porque além de ser clichê, as pessoas as usam pra qualquer um , mas juro que não é o caso aqui ok?Escrevo ela com a toda a sinceridade possível).

Fodástico, perfeito...amei!

Parabéns aos dois!

Espero um dia conhecer a Alice.


***

Ah e valeu pelo comentário no blog Yuri mas eu choro sim só que quase ninguém vê =]

Alice disse...

nhó

olha o sr yuri fazendo sucesso : )