Sejam bem-vindos ao outro lado do espelho, onde tudo pode acontecer (e acontece).

Wonderlando é um blog sobre textos diversos, descobrimentos e crescimento. A filosofia gira em torno do acaso, misturando fantasia e realidade de dois amigos que se conheceram também por acaso, Alice - que tem um país só seu -, e Yuri - chapeleiro e maluco nas horas vagas.

Leia, comente e volte sempre... Ou faça como a gente e não saia nunca mais.

21 de fevereiro de 2006

Morte dos Perpétuos

"O grande momento da vida!"

Talvez este seja o melhor modo de definir a irmã mais velha de Morpheus. Diferentemente do que se esperava, ela não foi concebida como uma figura sombria e fria, um 'esqueleto com uma foice', mas sim como uma bela garota, que se veste como uma punk, e que sempre nos passa muito otimismo e alegria, apesar do fardo que é o seu "trabalho".
Aliás, em se tratando deste assunto, sem sombra de dúvida seu irmão mais novo, Sonho, é muito mais mórbido e melancólico que ela.
Ela traz sempre consigo seu símbolo: o Ankh. O Ankh é um símbolo muito antigo, derivado da cultura egípcia. Ele era encontrado sempre nos hieróglifos, sendo segurado pelas divindades egípcias como se fosse uma chave, o que nos remete ao seu significado como"a chave dos portões que separam a vida e a morte", já que estes desenhos eram muito comuns em pirâmides mortuárias dos faraós
.................................................
O Ankh é considerado um símbolo de vida e fertilidade,o que torna ainda mais irônico ser exatamente ele o símbolo utilizado pela irmã mais velha.

Ela não foi a primeira a vir...mas será a última a partir.

"Quando a primeira coisa viva existiu,
eu estava lá esperando...
Quando a última coisa viva morrer,
meu trabalho estará terminado...
Então, eu colocarei as cadeiras
sobre as mesas, apagarei as luzes,
e fecharei as portas do universo,
enquanto o deixo para trás..."
disse ela a seu irmão Sonho.

A cada século ela vive um dia entre nós.
"Uma vez, a cada cem anos, a Morte prova o amargo sabor da mortalidade para compreender melhor sua missão. Este é o preço por ser a divisora entre todos os vivos que já foram e os que ainda irão." Estas são suas próprias palavras sobre o assunto.
Morte acompanha a cada mortal duas vezes na vida: no nascimento, ela fala nos fala, mas não lembramoso que ela diz, não se sabe o porquê, e na morte, ela nos guia ao descanso eterno.

_Os Perpétuos foi criado por Neil Gaiman e é muito foda!
_ texto extraído do site http://www.sonhar.net/perpetuos/morte/morte.html
xXx
Eu sempre encarei a morte com muita naturalidade, sempre me senti muito íntimo a ela. Eu acredito nas fases da dor. Já passei por ela, acho que por isso me sinto tão íntimo e preparado e conformado com morrer. Temos medo daquilo que não conhecemos, esse é um grande erro. Penso muito no que você escreveu sobre as pessoas chorarem sua morte. Por que choramos? A morte é linda, a morte é a maior cúmplice da vida, ela promove a vida. Em alguns lugares do oriente as pessoas não choram, fazem festas, comemoram. Por que choramos? Porque somos egoístas, porque não sabemos lidar com sentimentos como achamos que sabemos. Quando uma pessoa morre, você sente saudade de poder rir com ela, de conversar, sentir seu cheiro e ouvir sua voz. Mas choramos por não termos mais isso, ou seja, o que realmente significava a pessoa? Eu não quero lágrimas de saudade, eu não fiz nada pras pessoas chorarem daquele jeito. Eu quero sorrisos de saudade, eu quero ser lembrado por minhas idéias, por minhas histórias e companhia, e como toda boa história, ela não tem fim. A morte é somente uma transição, devemos estar sempre preparados para toparmos com a garota punk; é aceitação da vida, é a primeira coisa que sabemos quando nascemos[we all gonna die], é nossa única certeza. Perdi algumas pessoas na minha vida e uma delas foi minha vó paterna. É uma dor que eu não sei lidar até hoje e não sei conversar sobre ela ainda. Eu tinha apenas 10 anos, não entendia um monte de coisa, uma hora eu a vi no hospital rindo e me abraçando e depois, não a vi mais em vida. É um trauma que eu carrego e quero carregar pro resto da vida. Pois isso me ajuda a perceber e formar idéias sobre um monte de coisa muito maior que eu. Quando minha outra vó morrer, tenho certeza que vou desabar, vou querer morrer junto, porque fui criado assim. Mas já tenho maturidade suficiente pra saber que pode acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar com todo mundo. Porque é como minha vó materna sempre diz: "pra morrer, meu filho, basta estar vivo"

Um comentário:

Cinthia Torres disse...

Incrível. A Morte é a minha personagem favorita do mundo de Neil Gaiman... Parabéns pelo blog...