Sejam bem-vindos ao outro lado do espelho, onde tudo pode acontecer (e acontece).

Wonderlando é um blog sobre textos diversos, descobrimentos e crescimento. A filosofia gira em torno do acaso, misturando fantasia e realidade de dois amigos que se conheceram também por acaso, Alice - que tem um país só seu -, e Yuri - chapeleiro e maluco nas horas vagas.

Leia, comente e volte sempre... Ou faça como a gente e não saia nunca mais.

12 de janeiro de 2009

Uma Cadeira Flutua no Espiral¹



Pegue uma cadeira e a coloque de ponta cabeça. Inutilize-a e pronto. O ensaio do desconcerto do objeto baseia-se na idéia de quebrar esteriótipos, transformar o material em ideal. A idéia da cadeira é uma incógnita que pulula na mente de muitos amigos e conhecidos, e quando a criei era exatamente o que estava querendo - causar impacto.

Primeiramente o impacto: "pô, o cara tem uma cadeira tatuada"; em seguida o questionamento: "por que?", e é aí que fica interessante. Minha real intenção com a cadeira de ponta cabeça é fazer o receptor encontrar o próprio significado da desconstrução. O que você vê numa cadeira de ponta cabeça? Essa é a sua forma de pensar, você acha suficiente? E se você se contenta em dizer um simples nada, é só isso que você tem pra oferecer? Você não consegue criar uma idéia própria ou interpretar uma imagem? Se sim, me conte, não existe um significado certo ou errado, e eu não rabisquei isso no meu corpo por nada.

O desenho veio num sonho, foi meu inconsciente quem me enviou a mensagem - e eu nunca ignoro meu inconsciente, gosto sempre de interpretar suas bizarrices e dar a máxima atenção possível a ele, que tanto prezo. Era uma cadeira flutuando no espiral. Eu, vestido de Chico Science com flores em minha camisa numa tarde do bairro, deixando borboletas se equilibrando no espaço¹. Quando acordei, tive todo o insight do sonho inteiro e tudo se encaixou claramente no meu consciente. Pensei: "Preciso disso a minha vida inteira". Preciso do meu cérebro nesse ritmo sempre.

A simbologia da cadeira invertida é pra mim o que muitos disseram. A despretenção de regras ou idéia fixa, um ícone anarquista, a morte da minha preguiça. É tudo que eu acredito e vejo. Às vezes eu enxergo as coisas e não sei se sou eu ou o mundo que está virado de cabeça pra baixo; se sou eu ou ele que está girando ao contrário. Mas minha guerra não é com o mundo, é com a sociedade não-pensante, alienada, ignorante e preguiçosa. Burros! A cadeira significa virar tudo de cabeça pra baixo mesmo, fazer bagunça, dizer tudo o que penso e destruir a película de falsidade que usamos pra nos proteger. A cadeira pra mim é liberdade de expressão, é eu fazer o que eu quero, aonde eu quero. E eu faço. É mostrar que eu sou um guerreiro que não para pra descansar.

Quando viramos a cadeira, ou seja, desmontamos esteriótipos e criamos a partir de nós mesmos, a gente abdica os costumes da sociedade e começa a pensar com a própria cabeça, com novas idéias. Leis e grupos são para cordeirinhos que precisam abaixar a cabeça pra se alimentar e sobreviver. É por isso que eu virei a minha cadeira de ponta cabeça e transformei o que só tinha como única função servir de assento, em um ideal de interpretações infinitas.


¹. Referência à letra de "Sobremesa", de Chico Science e Nação Zumbi, grande mestre.

7 comentários:

FEL disse...

Eu sabia que era algo referente a música do nação e minha única e talvez boba interpretação era: "Se ele fez esse desenho então ele deve se indentificar com a ideia, então nesse caso acho que ele tbm deseja flutuar e ser livre sem se prender a nada". Acho que de certa forma eu acertei x) tbm pensei que fosse algo sobre virar a mesa, já que mesa e cadeiras estão ligadas

Juls disse...

Bagunça, anarquia, confusão. Quando colocamos a cadeira de ponta cabeça ela é perigosa: são quatro pontas, nenhuma estabilidade.

E mesmo assim, o espiral possui uma orientação. Para o centro. O caminho da cadeira é guiado para um ponto. Qual ponto é esse, Yu?

Anônimo disse...

Na verdade, minha pequena, de acordo com a matemática, a espiral gira sim em torno de um centro, mas não necessariamente em direção a ele. Ela pode tanto se afastar deste quanto se aproximar do mesmo.

Imagino que a idéia da bagunça e do caos se baseia no fato de que nós somente queremos gerar novas idéias. Dentre estas novas idéias, concluo que são poucas as que nós realmente gostamos e são mínimas as que entenderemos de verdade.

Dessa forma, imagino que a grande idéia de qualquer grande pensamento é ficar girando ao redor da mesma e assistir da primeira fila as pessoas se matarem para buscar o seu fato gerador. E ao mesmo tempo, ir se afastando para criar novas grandes idéias e nunca explica-las com todos os detalhes... Se não, perderia a graça e o sentido, pois não seria possível gerar esse caos tão procurado por nós!!!

Nós não podemos esquecer que a espiral é uma curva, essa curva vai girar em torno de um ponto central. Como já deixei bem claro, acho muito mais interessante me afastar desse centro e me perder no universo... Colocar fogo no circo e sair andando... Podem chamar como quiser: covardia, fuga, apelo... Não me importa... Eu vejo como emoção com um toque de curiosidade!

Bom, no fim das contas, tudo depende do sentido... Você pode percorrer a curva da espiral em qualquer um dos dois sentidos, mas deve estar ciente de que são dois lados com conseqüências completamente opostas.

Ahhh... Detalhe: isso considerando que a espiral da qual estamos falando é uma espiral mais simples, pois se não a polêmica seria muito absurda. Existem vários tipos de espirais, por exemplo, as espirais tridimensionais... Aí é que a brisa iria rolar solta mesmo...

Obs.: eu não me foquei muito na cadeira, pois acho que o Yu foi bem claro sobre seu significado. Achei que a espiral, por ser o meio no qual a cadeira se encontra, deveria ser mais questionada!

Bjinhusss

=***

Juls disse...

wow!
então isso nos leva então a outra pergunta...está expandidno ou concentrando?

Anônimo disse...

É disso que eu to falando, minha pequena... depende da sua referencia... depende do que você quer que esteja acontecendo!!!

A espiral sempre vai estar se expandindo ou se concentrando... você escolhe o que melhor lhe parecer...

Juls disse...

isto, naxilda, a question que fiz seria, pra onde será que o Sr Yuri S. estaria indo então? 0.o
ohohoh

Yuri Kiddo disse...

ótimo!! isso está muito bom!! continuem =D