Sejam bem-vindos ao outro lado do espelho, onde tudo pode acontecer (e acontece).

Wonderlando é um blog sobre textos diversos, descobrimentos e crescimento. A filosofia gira em torno do acaso, misturando fantasia e realidade de dois amigos que se conheceram também por acaso, Alice - que tem um país só seu -, e Yuri - chapeleiro e maluco nas horas vagas.

Leia, comente e volte sempre... Ou faça como a gente e não saia nunca mais.

3 de fevereiro de 2009

Não bonsai, mas ainda vegetal

As pessoas não são como plantas, um dia li. "Nenhum ser humano será bonsai" era o título. Na época, me encantei, achei bárbaro, correto, coerente. Contra os hospitais psiquiátricos, onde impera a lei: "aqui não se pode crescer". Abaixo as salas de aula assim, os relacionamentos assim, os clubes, governos, empresas, igrejas!! Ahhhhhhhhh, deixa eu crescer!!!!!!

Hoje, porém, digo: somos plantas. Pelo menos nos relacionamentos, penso. Se você decide ter uma planta, você a coloca num vaso, acha um lugar que ela goste, e? Deixa-a lá. De vez em quando, você lembra-se de regá-la. De vez em quando esquece, mas os céus dão uma ajuda e chove. Ou ela mesma, a planta, aguenta um tempo a mais com sede. Mas um dia ela não terá mais forças para se enganar e morrerá. Então, quando seu cuidador decidir "ah, hoje quero regar as plantas" ele vai lá e a encontra seca.

Algumas pessoas têm dificuldade de lidar com o fato de que têm responsabilidades, pressões e expectativas depositadas nelas, sempre. Sempre, de todos, sempre. "Não quero ser sua muleta. Você não é minha muleta, não uso muletas, tenho pernas. Está cansada? Sim, estou. Descanse em mim. Descansar em você? Sim. Quer ser meu apoio agora, mas não pode escolher a hora".

Eu não sou um peso tão grande a ser carregado, uma responsabilidade além da conta. Sou só uma planta, tenho sede. Faça um suco para mim, sim?

Nenhum comentário: